Doenças Vasculares

O sistema vascular é composto de vasos que transportam o sangue em todo o corpo. As artérias (em vermelho) transportam sangue rico em oxigênio do coração. As veias (em azul) transportam sangue pobre em oxigênio de volta ao coração.

O sangue sai do lado esquerdo do coração e é bombeado para o resto do corpo. A principal artéria que sai do coração é chamada de AORTA. À medida que o sangue viaja em todo o corpo, ele entra em pequenos e menores vasos sanguíneos, atingindo cada célula, descartando nutrientes, absorvendo resíduos e dióxido de carbono.

O sangue então começa a viagem de volta ao coração nas veias, entrando nas grandes e maiores, passando pelos rins e fígado no caminho para retirar os resíduos deste, onde finalmente chega de volta ao lado direito do coração para começar a viagem toda de novo.

Doenças vasculares afetam as veias e as artérias do  corpo. Veias e artérias são como vias rápidas de estradas. Quando há engarrafamentos ou construções, problemas acontecem.

Sistema-Vascular-1Sistema-Vascular-2

Na maioria dos casos, as doenças vasculares são altamente tratáveis, muitas vezes sem cirurgia. É importante ver um cirurgião vascular, mesmo quando a cirurgia não é necessária. Os cirurgiões vasculares se especializam em tratamentos de todo tipo de problema vascular, exceto aqueles do coração (tratados por cirurgiões cardiovasculares) e do cérebro (tratados por neurocirurgiões). Uma condição comum, como a aterosclerose, pode aparecer nas pernas, por exemplo, mas afeta todo o corpo.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte. No Brasil, 300 mil pessoas morrem anualmente, ou seja, um óbito a cada dois minutos é causado por esse tipo de enfermidade.

Embora fatores não modificáveis, como predisposição genética, contribuam para a ocorrência de tais doenças, para o cirurgião vascular, Dr. Marcelo Kalil, essas estatísticas podem ser explicadas principalmente pelos maus hábitos de vida da população. “Alimentação não balanceada, rica em gordura saturada, aliada ao sedentarismo, ao sobrepeso, à hipertensão, ao diabetes e ao tabagismo, por exemplo, aumenta consideravelmente o risco de o indivíduo ter um problema cardíaco no futuro”; Enumera ainda, as 4 doenças que mais levam ao óbito no Brasil:

1. Infarto agudo do miocárdio
  2. Doença vascular periférica
  3. Acidente vascular cerebral
  4. Morte Súbita: Compreende o quadro de óbito de forma súbita, ou seja, quando não há chance de socorro, sendo causado, principalmente, pelo infarto agudo do miocárdio.