Obstrução Arterial

O QUE É?

A doença arterial obstrutiva crônica é uma condição em que ocorre o estreitamento e/ou oclusão das artérias que transportam o sangue para os membros do corpo, na maior parte das vezes para as pernas e os pés.

Quando os vasos sanguíneos ficam estreitos ou ocluídos, o fluxo sanguíneo pode ser prejudicado, levando a uma série de complicações.

CAUSA

Placa de gordura nas artérias, conhecido como aterosclerose. Essas placas se acumulam nas paredes das artérias, causando o entupimento total ou parcial dessas.

MARCELO-KALIL-OBSTRUÇÃO-ARTERIAL-INTERNA

SINTOMAS

Depende do estágio da doença. No primeiro estágio, o paciente pode não apresentar sintoma algum.

Conforme a doença evolui, passa a apresentar dor ao realizar alguma atividade física, como caminhar. Esta dor melhora quando o paciente para de realizar a atividade e é conhecida como claudicação intermitente.

A medida que a doença se agrava, o paciente consegue caminhar cada vez menos.

Nos casos mais graves e avançados, a dor aparece mesmo em repouso, formam-se as feridas (úlceras) e/ou necrose dos tecidos acometidos dos membros (gangrena).

imagem-obstrução-arterial-2

DIAGNÓSTICO

Realizado através da história clínica e exame físico do paciente. Caso haja dúvida, o cirurgião vascular poderá recorrer a algum exame complementar; neste caso, o mais utilizado é o ultrassom doppler.

TRATAMENTO

O tipo de tratamento da obstrução arterial vai depender do estágio da doença que o paciente se encontra.

Em todos os casos são recomendados mudanças no estilo de vida e medicamentos específicos para evitar a piora da obstrução dos vasos.

O tratamento cirúrgico é indicado em casos mais avançados e pode ser feito através da cirurgia aberta ou pela técnica endovascular.

A cirurgia aberta engloba desde a remoção mecânica de um placa de gordura até a realização de uma ponte de safena, onde coloca-se a veia safena de tal modo a ligar a parte superior da artéria obstruída com a parte inferior à obstrução.

imagem-obstrução-arterial-3
Já a angioplastia é uma técnica minimamente invasiva na qual, através de balões e stents, desobstrui o local ocluído ( veja também – doenças vasculares: angioplastia com stent e doença aterosclerótica).
imagem-obstrução-arterial-2
A angioplastia é realizada em etapas:

A) Posicionamento do balão de angioplastia através da lesão obstrutiva.

B) Dilatação do balão, empurrando lateralmente a placa de gordura contra a parede da artéria.

C) Resultado final, após esvaziamento do balão, com restabelecimento do fluxo / tratamento da obstrução arterial; adicionalmente e a depender de cada caso, pode haver a necessidade de uso de stents para tratamento mais eficaz das obstruções.

Agende sua consulta

Operadoras de Saúde

Atendemos a convênios médicos, através do sistema de reembolso e particular.

logotipo omint
logotipo omint
logotipo omint
logotipo omint

Hospitais de Atuação

logotipo hospital albert einstein
Av. Albert Einstein, 627/701 - Morumbi - São Paulo

Icone telefone
(11) 2151-1233

logotipo hospital samaritano
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1895/1927 São Paulo

Icone telefone
(11) 2827-5000

logotipo hospital vila nova
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 126 - São Paulo

Icone telefone
(11) 3457-1000

logotipo hospital sao luiz itaim
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 95 - São Paulo

Icone telefone
(11) 3040-1100

Dr. Marcelo Kalil

CRM 130623 | RQE 58565 | RQE 58565-1

Neto de Dr. Woady Jorge Kalil, Cirurgião Vascular e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

  • Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS);
  • Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) / Associação Médica Brasileira (AMB);
  • Cirurgião Vascular e Endovascular nos Hospitais: Rede D’or São Luiz – Unidade Itaim, Vila Nova Star, Samaritano Higienópolis e Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) – São Paulo;
Imagem Dr. Marcelo Kalil