Fístula para Hemodiálise

O QUE É?

Pacientes portadores de insuficiência renal crônica que necessitam realizar hemodiálise – processo de filtração do sangue que substitui as funções dos rins, retirando dele substâncias tóxicas que se acumulam devido ao seu funcionamento inadequado – precisam de um acesso venoso para a realização do procedimento. Os acessos mais utilizados são os catéteres e as fístulas arteriovenosas.

MARCELO-KALIL-FÍSTULA-PARA-HEMODIÁLISE-INTERNA
A fístula arteriovenosa consiste na união entre uma artéria e uma veia através de procedimento cirúrgico. Com o tempo, a veia, que passa a receber sangue sob pressão vindo diretamente da artéria, fica com sua parede grossa e dilatada, favorecendo o fluxo sanguíneo para a realização da hemodiálise.
imagem-fistula-para-hemodiálise
Através da fístula, uma agulha é puncionada e conectada a um catéter, que levará o sangue ao aparelho de hemodiálise. Este aparelho realiza a função dos rins, filtrando o sangue, que será devolvido ao paciente por outro catéter inserido na veia da fístula.
MARCELO-KALIL-FÍSTULA-PARA-HEMODIÁLISE-INTERNA1

COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?

A cirurgia de confecção de fístula arteriovenosa geralmente é realizada em ambiente hospitalar, através de sedação associada a anestesia local ou bloqueio nervoso periférico do braço indicado. O paciente retorna para casa no mesmo dia.

As fístulas são feitas geralmente em dois locais: no braço (bráquio-cefálica: com a união da artéria braquial com a veia cefálica)
e no antebraço (radio-cefálica: com a união da artéria radial com a veia cefálica). Menos comumente, podem ser realizadas também na virilha (com a artéria femoral).

Normalmente, quando se realiza uma fístula arteriovenosa, passamos a ter a sensação de uma espécie de vibração ou tremor no trajeto da veia. Esta vibração é denominada de frêmito, e indica que o sangue está passando adequadamente pela fístula. Ela é causada pela circulação mais rápida do sangue e é um indicador de que a fístula apresenta fluxo adequado para realização de hemodiálise.

Nossa equipe é especializada no implante de acessos disponíveis para realização de diálise em pacientes portadores de insuficiência renal crônica: Catéter de Shilley e catéter Permcath; Da mesma forma, Dr. Marcelo Kalil e equipe tem ampla experiência na realização de fístulas arteriovenosas para hemodiálise.

Agende sua consulta

Operadoras de Saúde

Atendemos a convênios médicos, através do sistema de reembolso e particular.

logotipo omint
logotipo omint
logotipo omint
logotipo omint

Hospitais de Atuação

logotipo hospital albert einstein
Av. Albert Einstein, 627/701 - Morumbi - São Paulo

Icone telefone
(11) 2151-1233

logotipo hospital samaritano
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1895/1927 São Paulo

Icone telefone
(11) 2827-5000

logotipo hospital vila nova
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 126 - São Paulo

Icone telefone
(11) 3457-1000

logotipo hospital sao luiz itaim
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 95 - São Paulo

Icone telefone
(11) 3040-1100

Dr. Marcelo Kalil

CRM 130623 | RQE 58565 | RQE 58565-1

Neto de Dr. Woady Jorge Kalil, Cirurgião Vascular e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

  • Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS);
  • Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) / Associação Médica Brasileira (AMB);
  • Cirurgião Vascular e Endovascular nos Hospitais: Rede D’or São Luiz – Unidade Itaim, Vila Nova Star, Samaritano Higienópolis e Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) – São Paulo;
Imagem Dr. Marcelo Kalil