TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

TROMBOSE é a formação de um coágulo de sangue dentro da veia.
MARCELO-KALIL-TROMBOSE-VENOSA-PROFUNDA-INTERNA
imgem trombose venosa profunda 1
A trombose pode ocorrer em locais diferentes.

Quando ocorre em uma veia superficial (aquelas que vemos a olho nu), localizada geralmente abaixo da pele ou da gordura da pele é chamada de trombose superficial, tromboflebite ou flebite.

Quando o trombo (coágulo) se forma em veias profundas denomina-se a trombose venosa profunda ou TVP.

Em qualquer localização, a formação do trombo acarreta em uma inflamação na veia, podendo levar a obstrução parcial ou total desta veia.

imgem trombose venosa profunda 2

CAUSAS:

Para que ocorra a formação de um trombo é necessário que aconteça ao menos uma destas alterações descritas por Virchow em 1860:

  1. Estase: Diminuição da velocidade do sangue dentro da veia. Permanecer sentado por muito tempo (viagens de avião prolongadas ou automóvel), pacientes acamados, cirurgias prolongadas (principalmente as ortopédicas), gesso nas pernas, obesidade, etc.
  2. Alterações ou agressões na parede da veia: VARIZES DE MEMBROS INFERIORES, introdução de agulhas na veia, cateterismo de veias.
  3. Alterações na Coagulação: GRAVIDEZ; Nas 6 primeiras semanas do pós-parto; Uso de anticoncepcionais hormonais; Terapia hormonal; Tumores; Trombofilias (deficiência congênita ou adquirida nos fatores da coagulação), etc.

DIAGNÓSTICO:

É feito mediante história clínica, exame clínico vascular e complementado pelos exames de imagem, onde destaca-se o uso do DOPPLER ULTRASSOM, um instrumento útil e fundamental no auxílio diagnóstico.

Raramente necessitamos da tomografia ou do uso da ressonância magnética.

RISCOS:

A trombose superficial raramente provoca sérias complicações; exceção à veia safena se acometida próxima a união ao sistema venoso profundo.

Por outro lado, na trombose venosa profunda (T.V.P), o risco de complicações é grande e pode ser grave!

A mais temida é a embolia pulmonar. Estimam-se 400.000 óbitos/ano nos EUA.

Do ponto de vista social, a TVP produz um impacto significativo motivado pela ocorrência de síndrome pós-flebítica, que são as consequências da inflamação causada pelo trombo, com destruição das válvulas dentro das veias ocorrendo em aproximadamente 40 a 60 % dos indivíduos ao longo dos anos pós-doença, por isso é fundamental o acompanhamento com o cirurgião vascular.

TRATAMENTO:

Anticoagulantes por um período mínimo de três a seis meses, meias elásticas compressivas e principalmente identificar e tratar a causa da trombose venosa profunda.

Agende sua consulta

Operadoras de Saúde

Atendemos a convênios médicos, através do sistema de reembolso e particular.

logotipo omint
logotipo omint
logotipo omint
logotipo omint

Hospitais de Atuação

logotipo hospital albert einstein
Av. Albert Einstein, 627/701 - Morumbi - São Paulo

Icone telefone
(11) 2151-1233

logotipo hospital samaritano
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1895/1927 São Paulo

Icone telefone
(11) 2827-5000

logotipo hospital vila nova
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 126 - São Paulo

Icone telefone
(11) 3457-1000

logotipo hospital sao luiz itaim
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 95 - São Paulo

Icone telefone
(11) 3040-1100

Dr. Marcelo Kalil

CRM 130623 | RQE 58565 | RQE 58565-1

Neto de Dr. Woady Jorge Kalil, Cirurgião Vascular e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

  • Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS);
  • Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) / Associação Médica Brasileira (AMB);
  • Cirurgião Vascular e Endovascular nos Hospitais: Rede D’or São Luiz – Unidade Itaim, Vila Nova Star, Samaritano Higienópolis e Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) – São Paulo;
Imagem Dr. Marcelo Kalil