Úlceras Venosas

O QUE SÃO?

Feridas na perna que surgem devido a dificuldade do sangue de retornar da perna para o coração. É o grau mais avançado da doença chamada insuficiência venosa crônica (IVC), sendo seu estágio final nos pacientes portadores de varizes de membros inferiores.

A IVC é doenca crônica e tem diversos níveis de gravidade. Pode apresentar desde vasos que causam desconforto estético, inchaço e manchas nas pernas (conhecida como dermatite ocre), até feridas de difícil cicatrização, chamadas úlceras venosas ou varicosas.

MARCELO-KALIL-ÚLCERAS-VENOSAS-INTERNA1
MARCELO-KALIL-ÚLCERAS-VENOSAS-INTERNA2
A IVC pode ser classificada de acordo com sua gravidade em grau 1 a 6. Observamos a evolução da gravidade; Grau 1 corresponde a vasinhos (telangectasias); Grau 2 veias varicosas; Grau 3 ao edema associado; Grau 4 a hiperpigmentação e eczema; Grau 5 úlcera cicatrizada; Grau 6 úlcera ativa.

Localiza-se preferencialmente sobre o osso do tornozelo ; Na maioria das vezes é acompanhada de varizes de membros inferiores de longa data, não tratadas, sendo frequentes o inchaço e escurecimento da pele da perna ao redor da úlcera.

MARCELO-KALIL-ÚLCERAS-VENOSAS-INTERNA3

Em geral, é pouco dolorosa, demora para cicatrizar, aumentando progressivamente se não for adequadamente tratada. É muito comum a infecção dessa úlcera, se apresentando nessa situação como extremamente dolorosa, odor desagradável, saída de pus e vermelhidão no local acometido.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico geralmente é clínico, realizado durante exame físico vascular; Exames complementares como a Ultrassonografia Doppler podem ser necessários para se confirmar o diagnóstico.

TRATAMENTO

O tratamento clínico da úlcera é realizado com medidas para melhorar o retorno do sangue ao coração (causa da doença) e cuidados locais com a ferida (curativos).

A realização de curativos especiais, como a Bota de Unna, é importante para acelerar o processo de cura e prevenção de recidiva da ferida.

MARCELO-KALIL-ÚLCERAS-VENOSAS-INTERNA

Caso haja sinais de infecção, um antibiótico deve ser imediatamente receitado.

Dependendo do tamanho e aspecto da ferida, indicamos técnica moderna com terapia por pressão negativa (vaccum assisted closure – V.A.C), a mais efetiva atualmente para o tratamento de feridas venosas, promovendo efetiva e rápida cicatrização destas, sem a necessidade do uso de pomadas.

Medidas importantes incluem:

  • Permanecer com as pernas elevadas para que ajude na drenagem do sangue acumulado;
  • Usar meias elásticas – a elastocompressão força o sangue a voltar ao coração;
  • Exercícios físicos – importante devido ao papel da bomba muscular da panturrilha no retorno venoso.

O mais importante, é tratar a causa da ferida. A retirada das varizes dos membros inferiores é necessária e deve ser realizada pela cirurgia convencional ou através de técnicas como o uso da radiofrequência, laser ou espuma (veja também – doenças vasculares: varizes de membros inferiores).

Agende sua consulta

Operadoras de Saúde

Atendemos a convênios médicos, através do sistema de reembolso e particular.

logotipo omint
logotipo omint
logotipo omint
logotipo omint

Hospitais de Atuação

logotipo hospital albert einstein
Av. Albert Einstein, 627/701 - Morumbi - São Paulo

Icone telefone
(11) 2151-1233

logotipo hospital samaritano
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1895/1927 São Paulo

Icone telefone
(11) 2827-5000

logotipo hospital vila nova
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 126 - São Paulo

Icone telefone
(11) 3457-1000

logotipo hospital sao luiz itaim
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 95 - São Paulo

Icone telefone
(11) 3040-1100

Dr. Marcelo Kalil

CRM 130623 | RQE 58565 | RQE 58565-1

Neto de Dr. Woady Jorge Kalil, Cirurgião Vascular e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

  • Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS);
  • Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) / Associação Médica Brasileira (AMB);
  • Cirurgião Vascular e Endovascular nos Hospitais: Rede D’or São Luiz – Unidade Itaim, Vila Nova Star, Samaritano Higienópolis e Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) – São Paulo;
Imagem Dr. Marcelo Kalil