Varizes Pélvicas

O que são varizes pélvicas?

As varizes, apesar de mais prevalentes nos membros inferiores, também podem acometer as veias da pelve. Essas, são veias dilatadas ao redor dos órgãos da pelve, como o útero, ovários e trompas. A presença dessas varizes em grande quantidade provoca sintomas que caracterizam a Síndrome da Congestão Pélvica.

imagem-varizes-pelvicas-marcelo-kalil
Nas mulheres esta síndrome apresenta-se como varizes pélvicas propriamente ditas, costuma surgir após os 30 anos de idade e geralmente após a 2ª gestação. Os sintomas podem se apresentar similares a outros problemas ginecológicos, o que às vezes dificulta o diagnóstico correto. Nos homens essa doença apresenta-se como varicocele (dilatação de veias no saco escrotal). Esta é a causa tratável mais comum da infertilidade masculina. Em alguns indivíduos provoca dor e atrofia testicular.

Quais são as causas das varizes pélvicas?

As varizes pélvicas ocorrem de forma primária (tendência genética), ou secundária a uma compressão ou obstrução venosa.

A tendência genética leva ao enfraquecimento da parede e das válvulas das veias ovarianas/testiculares e das veias ilíacas internas, de forma semelhante ao que ocorre nas varizes de membros inferiores. Em mulheres com esta tendência genética a gestação pode contribuir para o aparecimento dessas varizes. Quanto maior o número de gestações, maior a variação hormonal e maior a pressão que ocorre nas veias da pelve favorecendo o aparecimento dessas varizes.

Quais são as compressões venosas que podem levar a varizes pélvicas?

Duas síndromes principais secundárias a compressão venosa estão relacionadas a varizes pélvicas:

1) Síndrome de May-Thurner / Síndrome de Cockett

É a compressão da veia ilíaca comum esquerda pela artéria ilíaca comum direita contra a coluna vertebral. Quando esta compressão é importante pode ocorrer o fechamento completo da veia ilíaca ou causar trombose venosa. As consequências são desenvolvimento de varizes e sintomas de insuficiência venosa na perna esquerda. Pacientes com varizes isoladamente de membro inferior esquerdo devem ser investigados quanto à presença dessa síndrome.

imagem-interna-síndrome-de-may-thurner-marcelo-kalil
2) Síndrome de Nutcracker (“Quebra-nozes”)

É a compressão da veia renal esquerda entre a aorta e a artéria mesentérica superior. A veia gonadal esquerda termina na veia renal esquerda. Se há uma obstrução dessa veia renal, a veia gonadal se dilatada e se torna insuficiente, causando as varizes pélvicas na mulher e a varicocele no homem. Além dos sintomas da Síndrome de Congestão Pélvica, os portadores dessa síndrome também podem apresentar dores nos flancos e perda de sangue na urina (hematúria).

imagem-interna-síndrome-de-nutcracker-marcelo-kalil

Quais são os sintomas das varizes pélvicas / Síndrome de Congestão Pélvica?

Nas mulheres, além da dor em baixo ventre de caráter crônico, pode ocorrer dor durante a relação sexual, sensação de peso em baixo ventre e aumento da menstruação. Nos homens pode ocorrer dor nos testículos, inchaço e aumento da temperatura da região escrotal. Varizes em região da vulva, vagina e na região glútea podem ser encontradas nas mulheres, e varicocele nos homens.

Como é feito o diagnóstico?

O primeiro exame a ser realizado é o Ultrassom Doppler (no caso das mulheres, é realizado via transvaginal). É possível visualizar presença de veias anômalas e verificar se as mesmas são insuficientes.

Feito o diagnóstico, o próximo passo é a realização de um exame de imagem detalhado – a Angio-Tomografia ou Angio-Ressonância de abdome e pelve. Este exame é capaz de mostrar os vasos anormais e detectar compressões venosas.

Alguns casos necessitam de flebografia com ultrassom intravascular para se confirmar ou descartar compressões venosas.

Agende sua consulta

Operadoras de Saúde

Atendemos a convênios médicos, através do sistema de reembolso e particular.

logotipo omint
logotipo omint
logotipo omint
logotipo omint

Hospitais de Atuação

logotipo hospital albert einstein
Av. Albert Einstein, 627/701 - Morumbi - São Paulo

Icone telefone
(11) 2151-1233

logotipo hospital samaritano
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1895/1927 São Paulo

Icone telefone
(11) 2827-5000

logotipo hospital vila nova
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 126 - São Paulo

Icone telefone
(11) 3457-1000

logotipo hospital sao luiz itaim
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 95 - São Paulo

Icone telefone
(11) 3040-1100

Dr. Marcelo Kalil

CRM 130623 | RQE 58565 | RQE 58565-1

Neto de Dr. Woady Jorge Kalil, Cirurgião Vascular e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

  • Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS);
  • Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) / Associação Médica Brasileira (AMB);
  • Cirurgião Vascular e Endovascular nos Hospitais: Rede D’or São Luiz – Unidade Itaim, Vila Nova Star, Samaritano Higienópolis e Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) – São Paulo;
Imagem Dr. Marcelo Kalil