Embolização de mioma uterino

O mioma uterino ainda é um dos problemas que mais acometem as mulheres. As estatísticas médicas revelam que 50% das mulheres têm ou terão miomas em algum período de suas vidas; Esses tumores benignos, também conhecidos como fibromas ou leiomiomas, surgem no útero.

A embolização de mioma uterino é um procedimento seguro, que oferece uma recuperação mais rápida para as pacientes. Foi descrito pela primeira vez em 1995 por um ginecologista francês que se especializou no tema e hoje é realizado por especialistas em cirurgia vascular e endovascular que realizam o procedimento com modernos equipamentos através de vídeo e imagens.

Podem se localizar na parte interna do útero, os chamados miomas submucosos, na parede externa do útero, os miomas subserosos, ou no interior da parede do útero, definindo os miomas intramurais.

MARCELO-KALIL-Embolização-de-mioma-uterino-INTERNA

SINTOMAS

O crescimento do mioma uterino tem sido vinculado ao hormônio estrogênio; Se a mulher com o mioma continuar menstruando, o mioma tem uma tendência a continuar crescendo lentamente.

Os problemas causados por eles – dores, cólicas, sangramento excessivo, prisão de ventre, perda espontânea de urina, aumento do volume abdominal e ainda dificuldade de engravidar ou de manter uma gestação – alteram a qualidade de vida das mulheres.

DIAGNÓSTICO

O especialista realizará uma ultrassonografia para constatar uma possível alteração no formato do útero. Outro exame, utilizado para estudar a embolização uterina e suas características, é a ressonância magnética pélvica.

Em alguns casos, uma biópsia endometrial (biópsia da mucosa uterina) ou laparoscopia podem ser necessárias para excluir a possibilidade de câncer.

TRATAMENTOS

Estima-se que 35 a 50% das mulheres engravidam sem dificuldade após a embolização; Pesquisas científicas mostraram que mulheres que fizeram embolização do mioma uterino para tratamento deste tumor ou outras patologias ginecológicas não somente engravidaram após o procedimento, mas também tiveram partos normais.

O mioma uterino pode ser tratado por cirurgia aberta convencional, cirurgia laparoscópica ou por técnicas endovasculares mediante a realização da embolização, sendo um procedimento realizado com anestesia local.

Em alguns casos, pode ser indicada a retirada de todo o útero, cirurgia denominada de histerectomia.

MARCELO-KALIL-Embolização-de-mioma-uterino1-INTERNA
MARCELO-KALIL-Embolização-de-mioma-uterino2-INTERNA
A escolha do método a ser realizado é definida pelo médico e o paciente.

A embolização uterina é um método inovador de tratamento dos miomas. Uma vez que o mioma é nutrido por sangue proveniente de uma artéria, a oclusão desta artéria interrompe o suprimento de sangue ao tumor, causando a sua degeneração e diminuição do tamanho do mioma.

MARCELO-KALIL-Embolização-de-mioma-uterino3-INTERNA

Agende sua consulta

Operadoras de Saúde

Atendemos a convênios médicos, através do sistema de reembolso e particular.

logotipo omint
logotipo omint
logotipo omint
logotipo omint

Hospitais de Atuação

logotipo hospital albert einstein
Av. Albert Einstein, 627/701 - Morumbi - São Paulo

Icone telefone
(11) 2151-1233

logotipo hospital samaritano
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1895/1927 São Paulo

Icone telefone
(11) 2827-5000

logotipo hospital vila nova
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 126 - São Paulo

Icone telefone
(11) 3457-1000

logotipo hospital sao luiz itaim
R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 95 - São Paulo

Icone telefone
(11) 3040-1100

Dr. Marcelo Kalil

CRM 130623 | RQE 58565 | RQE 58565-1

Neto de Dr. Woady Jorge Kalil, Cirurgião Vascular e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

  • Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS);
  • Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) / Associação Médica Brasileira (AMB);
  • Cirurgião Vascular e Endovascular nos Hospitais: Rede D’or São Luiz – Unidade Itaim, Vila Nova Star, Samaritano Higienópolis e Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) – São Paulo;
Imagem Dr. Marcelo Kalil